Santuário Nossa Senhora da Franqueira

A maior concentração de pessoas acontece todos os anos no 2º Domingo de Agosto: é a Peregrinação Arciprestal, presidida pelo Sr. Arcebispo e com a participação de dezenas de Paróquias das redondezas.

O andor com a imagem de Nossa Senhora da Franqueira sai da Igreja Matriz da Cidade, pelas 8h00 horas e percorre os 7 quilómetros até ao cimo… Termina com a «Missa Campal», pelas 11 horas.

No final, quem não reservou algum espaço para comer o «merendeiro» dificilmente arranjará lugar. Durante todo o dia, milhares de peregrinos passam pelo interior da Capela para pegar e beijar uma imagem de Nossa Senhora da Franqueira e fazer as suas orações. Todos os Domingos há a Eucaristia Dominical às 10 horas.

Pastoralmente falando, não é o local mais adequado para a celebração do Matrimónio, mas o certo é que é preferido pelos noivos: há uma dúzia de anos, havia 100 casamentos, actualmente estão reduzidos a metade. É certo que dá vida ao espaço, mas é pena que esteja a crescer o número de pais que pedem para celebrar lá o Baptismo dos filhos: quem tem formação cristã sabe que o local mais adequado para a celebração desse Sacramento é a Igreja Paroquial.

Todos os anos, nos Domingos da Quaresma, às 15 horas, centenas de pessoas saem, a pé, do 1º Cruzeiro da Via-Sacra, no fundo do recinto da igreja dos Frades, em direcção ao Santuário. Cada Via-Sacra tem a participação especial de meia dúzia de Paróquias e é orientada por um dos respectivos Párocos. No final, pelas 16 horas, é celebrada a Eucaristia Dominical A última Via-Sacra de cada ano é a da Sexta-feira Santa: sai da igreja do Senhor Fonte da Vida, às 21 horas, no final da Celebração da Paixão do Senhor nessa igreja.

Os 14 cruzeiros estão todos iluminados com tigelas de cera e as pessoas levam na mão velas acesas. Durante todo o ano, sobretudo nos meses de Primavera e Verão, há muitos grupos de pessoas (famílias, associações, paróquias, excursões, escolas…) que vêm aqui rezar e conviver.

É arriscado pretender fazer qualquer celebração no Santuário ou qualquer convívio no recinto, sem antecipadamente reservar o espaço.

Para qualquer celebração religiosa têm de contactar o Rev.mo Capelão Padre Tiago: 96 801 5870 ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Para usar qualquer espaço no exterior, têm de contactar o funcionário permanente, o Sr. Manuel Rodrigues: 96 443 7425

Para assuntos especiais, terão de contactar o Juiz da Confraria, o Sr Eduardo 93 383 4229

Junto ao Santuário havia (e em breve tornará a haver) um bom restaurante: o Solar da Franqueira